Sua autoestima é tanta, que acaba de servir de mote para a campanha de batons da Eudora. Susana Vieira é o exemplo usado pela marca para propor que suas consumidoras sejam “um pouquinho mais Susana” , como um incentivo à autoconfiança. Em seu discurso, a atriz reforça o quanto se ama e ainda brinca com o nome da marca: “o batom de Eudora, para ser um pouquinho mais Eu”. Suzana Vieira conta que aprendeu com a mãe a se valorizar como pessoa e como mulher, amor próprio que cultiva até hoje e esbanja nos palcos e na vida pessoal. Em entrevista exclusiva para o iG Delas , Suzana falou de beleza, envelhecimento e poder feminino. Confira!
iG Delas: Você sempre teve amor próprio ou foi algo que você foi construindo ao longo dos anos? Se construiu, de que forma fez isso?
SUSANA VIEIRA : Minha mãe sempre foi minha confidente e um exemplo para mim em diversos assuntos relacionados à vaidade, como truques de beleza, skincare, nunca dormir de maquiagem, por exemplo, que me foram passados por ela, assim como sempre passar creme na região do colo e do pescoço, entre outras coisas. Após a morte da minha mãe, que carregava muito esse elo com a vaidade e o afeto, eu, que sempre fui mais tímida durante a infância e adolescência, me tornei uma leoa. Nessa época, eu já estava separada do meu primeiro marido e já tinha um filho para criar, então fiquei mais corajosa, comecei a ver que a minha vida dependia de mim e quando eu vi que eu podia, sozinha, ter autossuficiência, batalhar pelo meu emprego, que eu tinha o meu talento, eu ganhei muita autoconfiança e fui me amando cada dia mais.
Você já recebeu críticas ou foi taxada de arrogante por sempre ter falado abertamente sobre autoestima alta?
Eu valorizo muito as coisas que eu faço, a minha carreira, o fato de estar aos 80 anos num palco fazendo um monólogo, por exemplo, e sei que essa valorização inspira muitas mulheres, de todas as idades, então minha autoconfiança passou a ser notada muito nesse território da autovalorização. Eu acho que a vida é maravilhosa, então se eu recebo críticas – e vou receber – tudo bem, porque sou uma pessoa pública e isso acontece com frequência. Mas eu sou uma mulher brasileira, trabalhadora, que se valoriza sim e vai continuar se valorizando!
Aos 80 anos, qual o seu segredo de beleza? Como é a sua rotina de cuidados com a pele?
Olha, um segredo de beleza para mim sempre foi exercício físico, a vida toda me mantive muito ativa, fazendo balé, academia, e outras formas de manter a saúde do meu corpo e da minha mente. Além disso, busquei manter uma rotina de cuidados com a pele do corpo e do rosto ativa e consistente, com os produtos que eu tanto amo.
Como você lida com o envelhecimento?
Não sei dizer, eu basicamente só percebi que cheguei aos 80 anos no ano passado, quando tive Covid e me deparei com a pulseira do hospital no meu braço, com a minha idade estampada e levei um susto! Confesso que estava muito ocupada vivendo para perceber que o tempo passou, mas me sinto maravilhosa, e a minha família tem uma genética muito boa, com ambas as minhas avós tendo vivido plenamente até os quase 100 anos, então não penso muito no envelhecimento.
Qual a maquiagem perfeita para você?
A maquiagem perfeita para mim depende muito da ocasião, é como roupa! Hoje em dia, já não sou adepta a make o tempo todo, até muito pelo crescimento da minha autoestima e o fato de saber que posso sair na rua para fazer tarefas do dia a dia com o rosto mais clean. Mas amo uma bela maquiagem quando estou trabalhando e ocasiões especiais e sempre aposto em uma base glow, com uma camada leve, um pó bem fininho, um blush, máscara de cílios e um belo batom. No momento, estou viciada no tom Malva Essencial, da linha Eudora Glam Micro Plump.
Pensando na campanha de Eudora, por que mais pessoas deveriam ser como Susana Vieira?
Acho que muito pela minha autoestima e pela forma que eu valorizo as coisas que me geram alegria. Sou muito da opinião de que as pessoas tem que fazer o que as fazem felizes: se tiver assistindo um filme e não tiver gostando, muda! É sobre valorizar o seu tempo, partilhar momentos de qualidade com quem se ama, filhos, netos, amigos. É ser feliz com as pequenas coisas e ser resiliente diante dos desafios.
Como está a vida pessoal de Susana Vieira?
Nunca estive tão ocupada, com tantos compromissos. Minha saúde está novamente maravilhosa, minha disposição também. Estou fazendo uma peça, acabei de fazer um papel importantíssimo em uma novela com um elenco incrível. Estou ansiosa por uma viagem que farei em breve ao lado do meu filho, da minha nora e de pessoas que tenho muito carinho, então posso dizer que estou muito feliz e plena.
Fonte: Mulher