13º Semana de Museus

A realização da Semana de Museus, evento de âmbito internacional, promovido anualmente e patrocinada, no Brasil, pelo Ministério da Cultura, através do Instituo Brasileiro de Museus (Ibram), chegou aqui em sua 13º edição. O tema escolhido em 2015 foi Museus para uma sociedade sustentável. O engajamento dessas instituições no debate sobre o futuro da diversidade cultural e biológica no planeta representa iniciativa louvável, necessária e valiosa. Trata-se de aporte de grande monta na qualidade da reflexão e do conhecimento dos desafios contemporâneos, no Brasil e no mundo. Museus são instituições poderosas e sedutoras, eficazes na comunicação e no alcance social em suas atividades de preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio, sobretudo em ações educativas. Em 2015 serão 1.378 museus promovendo cerca de 4.500 atividades, entre 18 e 24 de maio.

 

Museus para uma sociedade sustentável

Ao menos dois conjuntos de instituições museológicas são contêm potenciais quanto ao diálogo e a mediação cultural voltados para a promoção de sociedades sustentáveis. Os museus de cidade podem abordar diferentes experiências de vida urbana quanto à participação social na gestão ambiental, nas práticas de cidadania e dos direitos humanos, do debate interdisciplinar, da disseminação de intercâmbios e de cooperação institucional e cultural. Outro núcleo de instituições é formado pela diversificada rede de museus dedicados às ciências naturais e que podem elucidar e estimular ações e a reflexão sobre o conhecimento e a proteção da natureza, dos diferentes ecossistemas e a valorização social da diversidade biológica no planeta. A linguagem e a comunicação museológica são atraentes ainda na educação ambiental, em geral, e no contato com o mundo natural, em particular. Nada substitui o encantamento da experiência sensorial junto à natureza. Quem presenciou a soltura de filhotes de tartarugas marinhas nas bases do Projeto Tamar, no litoral de São Paulo ou da Bahia, recordará o momento pelo resto da vida. O Tamar tem o apoio da Petrobrás e acumula ações bem-sucedidas e celebradas mundialmente.

 

Programação variada

As atividades são múltiplas e variadas: exposições, debates, palestras, espetáculos e ações educativas compõem a maioria dos eventos promovidos em museus, entidades culturais e universidades. Este esforço concentrado ocorre todos anos, sempre na semana de 18 de maio, o dia internacional dos museus. As instituições participantes não se restringem a museus. Elas reúnem técnicos, gestores, pesquisadores e associações de apoio e de público visitante de exposições, mostras e instituições. A dinamização e a divulgação das entidades dedicadas ao patrimônio museológico encontram em eventos globais como a Semana de Museus a oportunidade de ampliação do reconhecimento social, ampliação do número de visitas espontâneas e orientadas, sensibilidade pública e privada para o apoio no desenvolvimento de projetos de preservação, restauração, informatização, segurança e acessibilidade. A programação completa e os museus brasileiros que participam da Semana de Museus neste ano podem ser conhecidos em www.museus.gov.br.