Nacional

Acusados de fraudes na região aprenderam golpe pela internet

Material comprado com fraude de cartões – Divulgação
Material comprado com fraude de cartões – Divulgação

A Polícia Civil de Jaú prendeu nesta quarta-feira dois acusados de clonar cartões de crédito para golpes na região e descobriu por um dos acusados que as fraudes são ensinadas em vídeos públicos, disponíveis na internet.

O suspeito é de Guariba (na região de Ribeirão Preto) e disse ter acessado um link de grupo que compartilha métodos de golpe, como fazer fraudes em geral, fraudes pela internet. Segundo a polícia, quatro pessoas participavam dos golpes mas apenas duas foram presas. Os prejuízos com os compras fraudulentas podem chegar a R$ 30 mil.

A polícia chegou aos suspeitos porque a fraude usou sistemas de entrega pelo correio. Os policiais monitoraram entregas e chegaram a um endereço. Foram pelo menos dois meses de investigação de casos de golpes.

O golpe usa dados pessoais de pessoas comuns para solicitação de cartões de crédito usados em compras virtuais. Depois revendiam os produtos pela internet ou através de loja física que distribuía o material.

O grupo comprou roupas, eletrônicos – como celulares – relógios e outros produtos de fácil revenda. A polícia identificou pelo menos dez vítimas no caso mas as investigações continuam e podem chegar a novos nomes.