No Brasil, estima-se que 35 milhões de pessoas não tenham acesso à água potável em suas casas, nem se quer para lavar as mãos. O dado assustador, ficou pior após a divulgação dos resultados de uma pesquisa do Instituto Trata Brasil publicada nesta quarta-feira (1)
O estudo revelou que 40,1% da água tratada nos reservatórios nacionais se perde pelo caminho e não chega à torneira dos brasileiros. Aproximadamente 60% desse volume ‘desaparece’ com vazamentos, causando perdas que poderiam ser consumidas por 66 milhões de brasileiros , quase o dobro da população que justamente sofre com a falta de acesso à água potável.
Os outros 40% do volume perdido estão relacionados ao faturamento das operadoras, ou seja, perdas que ocorrem por furtos ou subtração de hidrômetros.
Outro indicador avaliado é sobre a água produzida e não faturada pelas empresas. A amostra feita em 100 municípios brasileiros mostra que 40% (39 cidades) apresentam perdas de 45% .
“Portanto, há um grande potencial de redução de perdas de água nesses municípios e, consequentemente, de aumento da disponibilidade hídrica para os usuários e de ganhos financeiros para os operadores”, diz o estudo.
Acesse o arquivo completo: Relatório