Nacional

Alunos da Fatec Pompeia levam 3º lugar no Prêmio Jovens Inovadores

Alunos da Fatec Pompeia levam 3º lugar no Prêmio Jovens Inovadores

Três alunos da Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” foram premiados entre os finalistas do Prêmio Jovens Inovadores 2023 de incentivo a projetos e pesquisas de jovens a temas ligados à cooperação, cidadania e inovação em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A equipe ‘Nema Vision’ formada pelos estudantes Felipe Barbosa e Miguel Soares, do curso de Big Data no Agronegócio e Israel Nascimento, de Mecanização em Agricultura de Precisão, foi a 3ª colocada entre 20 participantes.

Os alunos apresentaram um software que identifica micro-organismos com uso de inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido com orientação do professor doutor Carlos Eduardo Otoboni, especialista em nematologia e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP) da Fatec Pompeia.

“Essa conquista não apenas nos enche de alegria, mas também reforça o compromisso e a qualidade que permeiam nossa instituição”, afirmou a diretora da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, a professora doutora Marisa Renaud Faulin.

Ela destacou ainda a dedicação e excelência dos professores orientadores. “Eles desempenham um papel fundamental ao incentivar os alunos a explorarem todo o seu potencial. Essa conquista é fruto do trabalho conjunto”.

SOLUÇÃO INOVADORA

A solução apresentada pelos alunos da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura” possibilita a identificação de nematoides, como são chamados os parasitas microscópicos de solo, através de amostras de imagens.

“Isso facilita o trabalho dos laboratórios de diagnóstico de nematoides, pois é um processo bem trabalhoso, cansativo e depende de especialistas no assunto, que são poucos no Brasil”, frisou Otoboni.

O professor orientador destacou que o projeto visa a automação do processo de análise e em breve pode estar à disposição do mercado. “Já está pronto. O que falta agora é encontrarmos interessados para escalar o produto”, destacou.