Nacional

Amônia vaza e causa morte de operário em frigorífico paulista

Frigorífico foi evacuado após acidente – Reprodução- Anderson Roberto de Jesus/Arquivo pessoal
Frigorífico foi evacuado após acidente – Reprodução- Anderson Roberto de Jesus/Arquivo pessoal

Um operário morreu e pelo menos 16 pessoas foram internadas por intoxicação com gás amônia no Frigorifico Minerva, em Barretos, nesta quarta-feira. Oito funcionários foram liberados após atendimento por inação do gás. O acidente assustou moradores e paralisou a produção.

Em nota, a empresa Minerva Foods, dona do frigorífico, confirmou o acidente mas disse que o vazamento foi contido. Não foram divulgados detalhes sobre o caso.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e da Cetesb foram chamadas para acompanhar o atendimento e as condições de segurança no frigorífico.A empresa teve de ser evacuada após o vazamento e intoxicações. 

O grupo Minerva Foods controla 17 filiais no Brasil, além de Paraguai, Uruguai e Colômbia, com capacidade para abate de 17 mil cabeças de gado por dia.

O gás é usado em máquinas de compressão mecânica de potências médias e altas para gerar refrigeração. Nos frigoríficos o gás é usado para gerar a refrigeração de ambientes e controle de temperatura para manipulação de carnes.