Transporte

ANTT autoriza desapropriações para modernizar ferrovia na Malha Paulista

ANTT autoriza desapropriações para modernizar ferrovia na Malha Paulista
ANTT autoriza desapropriações para modernizar ferrovia na Malha Paulista

Decisão da ANTT autoriza a Rumo a fazer desapropriações para modernizar trecho da ferrovia na Malha Paulista entre Itirapina e Araraquara.

São diferentes pontos de terreno com previsão de desapropriação para redução de singela – trecho de trilhos em via única para dois sentidos -.

O programa de Redução de Singela entre os pátios Tamoio (ZTI) e Ouro (ZOI), fica entre os quilômetros ferroviários 233+320 ao 239+430.

Atinge pontos nas cidades de Itirapina e Araraquara, com pouco mais de seis quilômetros. Mas o ponto de obras é parte de um plano maior entre as obrigações da empresa.

Segundo o sexto aditivo do contrato de concessão, de junho de 2024, em sete anos a Rumo deve modernizar 16,4km de ferrovia entre as duas cidades.

ANTT autoriza desapropriações para modernizar ferrovia na Malha Paulista

O aditivo prevê ainda mais investimentos na cidade e em outros pontos do ramal entre Araraquara e Matão.

O mesmo contrato estabelece a obrigação recuperar, em oito anos, o trecho entre Bauru e Panorama, no ramal que passa por Marília. Mas este envolve outro programa de investimentos.

Com a decisão de autorizar as desapropriações, a ANTT aceita o anteprojeto de engenharia de investimentos no local.

A publicação declara de utilidade pública os bens imóveis em sete áreas com identificação pelas coordenadas.

A ANTT autorizou ainda a Rumo Malha Paulista a invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação.

A obra ainda envolve licenciamentos e do cumprimento das obrigações junto às entidades ambientais e demais órgãos da administração pública.