Começou às 13h desta quarta-feira a campanha antecipada de vacinação contra a gripe para os grupos de moradores considerados prioritários. A campanha começa com dez dias de antecedência em relação ao resto do país por força de uma ordem judicial expedida pela 1ª Vara Federal de Marília.
As primeiras doses serão aplicadas em crianças com idades de seis meses a 5 anos, pessoas acima de 60 anos e gestantes (grupo de risco).
A vacina foi liberada pelo Ministério da Saúde e será aplicada em postos de saúde da cidade até às 19h. A vacinação segue também no feriado desta quinta das 8h às 17h e todos os dias da próxima semana.
A Prefeitura de Quintana tentou em seu pedido judicial estender a vacinação antecipada para toda a população. O juiz Alexandre Sormani entendeu que expandir o atendimento a um público não previsto na campanha nacional criaria uma situação de privilégio indevido na cidade.
O pedido de antecipação foi provocado pelo registro de dois óbitos de pacientes com suspeitas de contaminação pelo vírus H1N1, transmissor da Gripe tipo A, também conhecida como Gripe Suína, mais grave e que pode levar à morte.
Além de Quintana, a Prefeitura de Tupã conseguiu ordem judicial para antecipar a vacinação. A campanha nacional começa no dia 30 de abril para todos os municípios, embora já tenha sido iniciada na capital do estado e grande São Paulo por causa de um surto da Gripe A.
Moradores de Quintana fazem fila para vacinação em campanha antecipada por ordem judicial – Divulgação