A partir do dia 13 de abril, fica estabelecido em todo o território mato-grossense o uso obrigatório das máscaras de proteção. A determinação surgiu após a primeira morte causada pelo Covid-19 no estado e busca diminuir o avanço da doença no estado.
Além disso, o governador do estado, Mauro Mendes, lançou a campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim” no estado. Com incentivo ao uso de máscaras por todos os cidadãos – e não apenas por aqueles com sintomas do Covid-19.
Atualmente, o Mato Grosso possui 60 casos confirmados da doença. Empresas públicas e privadas têm até o dia 12 de abril para orientar funcionários sobre as máscaras e fornecer os equipamentos, que podem ser de uso médico ou de produção artesanal, de pano.
Apesar de um novo decreto – aprovado no dia 26 de março – aprovar o funcionamento do comércio no estado desde que sejam seguidas as regras de prevenção. “Nós reconhecemos a potência letal dessa desse vírus. Emitimos no início dessa semana um decreto que suspende os demais decretos. Mas a orientação continua: aqueles que puderem, devem ficar em casa”, afirmou o governador em coletiva de imprensa.