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Audiência discutirá duplicação da BR; pedágio deve subir

Audiência discutirá duplicação da BR; pedágio deve subir

A ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) faz dia 26 de abril  em São José do Rio Preto uma audiência pública para discutir e receber contribuições sobre projeto de duplicação de dois trechos do trecho paulista da rodovia BR-153.

Serão beneficiados  os quilômetros iniciais da estrada, entre Minas Gerais e Rio Preto, e um trecho de 33km entre Lins e Promissão.

Os trechos de Marília e do contorno de São José do Rio Preto, principais cidades ao lado da rodovia, estão fora do programa de investimentos. Segundo Norma Técnica da ANTT para explicar o projeto, a duplicação será adotada para resolver uma das principais queixas de usuários, a falta de fluidez entre José Bonifácio e a divisa com Minas Gerais.

A Agência projeta um investimento de R$ 4 bilhões no trecho todo, sem prazo definido para execução. As duas cidades esperam obras grandiosas com a duplicação. Em Marília a expectativa é a implantação de um novo traçado, que vai tirar o movimento da BR-153 do trecho de contorno usado atualmente.

A implantação do novo traçado está prevista, já foi solicitada pela Triunfo Transbrasiliana, a empresa responsável pela gestão e manutenção da estrada, mas sem prazo para ser iniciadas. Rio Preto espera trecho de duplicação com implantação de uma viadutos e outras obras de melhoria do tráfego urbano envolvido pela rodovia.

Em respostas enviadas ao Giro Marília, a assessoria de comunicação da ANTT informa que o cronograma de duplicação dos dois trechos aprovados será definido após a finalização do Processo de Participação e Controle Social e deliberação da Diretoria Colegiada da ANTT. “Cabe ainda ressaltar que os projetos executivos deverão ter a análise e a não objeção da ANTT”, diz a assessoria. A ANTT informa ainda que não há qualquer projeção sobre a obra no contorno de Marília.

A assessoria confirmou também que a aprovação da obra, a ser realizada pela Triunfo, prevê medidas de “equilíbrio econômico-financeiro” do contrato, ou seja, reajuste das tarifas de pedágio para financiar os gastos com a duplicação. Não há definição dos valores finais das tarifas e nem de quantas praças serão envolvidas no reajuste. A empresa mantém quatro praças de pedágio no trecho paulista da rodovia.

Serviço
Audiência para duplicação da BR-153
26 de abril de 2016
14h às 18h
Hotel Quality Saint Paul
Av. José Munia, nº 5.200 – Sala Normandie
São José do Rio Preto / SP