Nacional

Avião da Voepass que caiu em Vinhedo não emitiu sinal de emergência, diz ministro

Caio Barbieri Avião da Voepass que caiu em Vinhedo não emitiu sinal de emergência, diz ministro
Caio Barbieri Avião da Voepass que caiu em Vinhedo não emitiu sinal de emergência, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que a aeronave da Voepass , que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo, não realizou qualquer contato com a torre de controle antes do acidente.

A informação foi repassada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ( Cenipa ), órgão responsável pela análise de desastres aéreos no Brasil. A queda do avião, que fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), resultou na morte de 61 pessoas, entre elas diversos médicos e professores universitários.

Os técnicos do Cenipa já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) confirmou que oito médicos registrados no estado estão entre as vítimas da tragédia. Os profissionais identificados incluem Arianne Albuquerque Estevan Russo, José Roberto Leonel Ferreira, Mariana Comiran Belim, e Sarah Sella Langer. Em nota, o presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama, lamentou a perda dos colegas.

“O Conselho de Medicina do Paraná está em luto pela perda trágica de tantos colegas médicos, que estavam a caminho de mais uma atividade de aperfeiçoamento profissional. Nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares e amigos neste momento de infinita dor.”

Entre os médicos falecidos, Sarah Langer, pediatra e alergologista de 35 anos, era uma figura ativa na Câmara Técnica de Alergia e Imunologia do CRM-PR.

“Neste momento tão difícil expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos”, declarou Paula Bley Strachman, coordenadora da Câmara Técnica e diretora tesoureira da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Paraná.

Além dos médicos, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também sofreu perdas significativas. A instituição confirmou a morte de nove pessoas ligadas ao campus de Toledo, incluindo duas professoras e seus familiares. A UTFPR decretou três dias de luto em memória das vítimas.

“Neste momento de dor, a UTFPR se solidariza com os familiares e amigos das professoras Raquel e Gracinda, da egressa Hadassa e com os professores Araceli, Priscila e Fabio por suas perdas”, declarou a universidade em nota oficial.

O diretor de operações da Voepass, Marcel Moura, esclareceu que a aeronave, um ATR com prefixo PS-VPB, passou por manutenção de rotina na noite anterior ao voo e não apresentou problemas técnicos que comprometesse sua navegabilidade. No entanto, ele não descartou que o acúmulo de gelo nas asas, uma condição à qual o modelo é sensível, possa ter contribuído para o acidente.

“O sistema de degelo estava em pleno funcionamento quando foi realizada a checagem da aeronave. Nenhuma hipótese é descartada”, afirmou Moura.

The post Avião da Voepass que caiu em Vinhedo não emitiu sinal de emergência, diz ministro first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional