Um avião Cesnna que decolou de Sorocaba, no interior paulista, fez um pouso forçado em Alta Floresta, no Mato Grosso, a 800km de Cuiabá, com R$ 4,6 milhões em notas guardadas em malas.
O piloto, identificado com o Francesco Turriziani, 61, disse que pretendia comprar ouro em Itaituba, no Pará.
Ele teria percebido problemas na aeronave em Jatai (GO), onde fez um pouso de abastecimento. Mas decidiu seguir viagem ao Mato Grosso, até o pouso forçado.
Moradores que viram a descida ligaram para a polícia apontando que um avião caiu no aeroporto. Os policiais encontraram o piloto já embarcando em taxi.
Dentro da aeronave foram encontradas seis malas com o dinheiro, que somaram R$ 4.679.750. O valor foi apreendido e depositado na conta da Justiça do Mato Grosso.
Segundo as informações da polícia, o piloto disse que o valor seria de um parceiro de negócios e que poderia ser da venda de um avião.
O Cesnna 206-T, fabricado em 2005, tem prefixo PR-RMH, está registrado em nome de Matheus Dona Frederico para uma empresa de Táxi Aéreo, mas o registro da Anac aponta comunicação de venda e falta de licença para locação.