Uma análise de tendência sobre o avanço da pandemia de Covid-19 em cada área do estado de São Paulo aponta que as regiões administrativas de Bauru e Barretos estão classificadas como “pontos de atenção”. O estudo foi realizado pelo próprio governo do estado e apresentando nesta quarta-feira em coletiva de imprensa.
Leia mais: Mortes por Covid-19 ultrapassam 8,2 mil em São Paulo
Atualmente, ambas a regiões recebem a classificação amarela, que representa a “fase 3”, de flexibilização . Apesar disso, caso os municípios não controlem o avanço da pandemia, devem retroceder para a fase laranja, que representa o nível de “controle”. A fase significa, além de atenção mais rigorosa, uma lista menor de serviços com permissão para funcionar sob um protocolo de restrições.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, os indicadores têm como principal objetivo prever necessidades futuras em relação à flexibilização ou endurecimento de medidas. Com análises semanais, o estudo aponta tendências considerando a manutenção de taxas de ocupação, número de mortes e casos confirmados no município.