Fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado flagrou série de irregularidades em unidades de saúde em Bauru, Agudos, Barra Bonita, Mineiros do Tietê e Botucatu.
Auditores procuraram os serviços como se fossem pacientes e encontraram problemas considerados graves, como medicamentos vencidos, péssimas condições de higiene e espera de até cinco horas para atendimento. Também identificaram prédios com alvará do Corpo de Bombeiros vencidos.
A blitz surpresa foi acompanhada pela TV Tem, retransmissora da TV Globo na região. Segundo a reportagem, Bauru e Botucatu apresentam os principais problemas;
A unidade de saúde no posto Geisel de Bauru, por exemplo, não mostrou controle de estoque de medicamentos, o que permite desvios na utilização, segundo o TCE. Mofo em paredes e prontuários armazenados no banheiro foram outros problemas identificados na cidade.
Em Botucatu, a fiscalização encontrou um equipamento que chegou com atraso e sem condições de uso.
“A constatação de problemas muito graves, além do que nós imaginávamos na qualidade de atendimento, de estrutura física das unidades, mesmo a questão de controle de medicamentos e equipamento com problemas bastante graves. Uma unidade de saúde tem que primar pela higiene, é o mínimo”, disse o diretor regional do TCE, José Paulo Nardone
Segundo ele, foram flagradas situações que uma vistoria Vigilância Sanitária provocaria interdição do imóvel, o que não acontece porque geralmente este serviços é feito em conjunto com a prefeitura.
“Em um caso extremo em uma unidade de saúde visitada por nós, a sala de esterilização funciona junto com a sala de curativos. Não tem como uma situação dessa.”
Equipamentos com problemas são algumas das irregularidades flagradas pelo TCE – Reprodução TV Tem