Nacional

BOATARIA VIRTUAL: "Casal de sequestradores" é mentira, veja vídeo

BOATARIA VIRTUAL: "Casal de sequestradores" é mentira, veja vídeo

Uma das mensagens mais reproduzidas nas redes sociais da região nos últimos dias repete mensagem que corre o país e espalha um boato mentiroso. A imagem mostra um casal com diferentes formas de acusação de sequestros de crianças. Uma equipe da Rede Globo localizou a mulher no Mato Grosso e mostra que o boato prejudica – muito – a vida da moça, Francineide Leal, uma atendente de caixa.

As postagens fazem acusações diferentes: sequestrar crianças, fingir serem fotógrafos e serem fugitivos do Paraguai. A reportagem mostra que na verdade o homem é acusado de pedofilia e está preso por isso. É o ex-marido da mulher, teria acusado de uma filha e uma enteada. Ou seja, a mulher é vítima duas vezes, conta a reportagem.

Segundo a reportagem, a mulher auxiliou a polícia a encontrar e prender o suspeito. Ela também deixou o marido após o caso. Ainda segundo o vídeo, a moça sofre perseguição e tenta recuperar sua vida apesar das acusações.

As fotos e até retrato falado que seria dos dois acusados ganhou publicações diversas no facebook. Além do risco aos envolvidos, o caso revea um alerta: a crescente confiança em publicações de redes sociais.

Notícias falsas, imagens manipuladas, informações com meias verdades espalham boatos e falsas histórias que movimentam opiniões e podem levar a outros crimes, como ofensas, difamação e injúria.