Nacional

Bolsonaro defende congelar salários de servidores e pede apoio de governadores

Bolsonaro defende congelar salários de servidores e pede apoio de governadores

O presidente Jair Bolsonaro pediu a governadores nesta quinta-feira apoio aos vetos que promove no projeto de socorro aos Estados, especialmente na questão do reajuste para servidores. O presidente defende congelamento de salários de todos os servidores até 2021.

Bolsonaro participou de uma videoconferência com todos os governadores em que anunciou a sanção da lei com socorro aos Estados e a previsão de quatro vetos.

O projeto original do governo para os repasses previa congelamento total de reajustes. Durante tramitação no Congresso, foi alterado para excluir algumas categorias, como saúde, educação, assistência social e segurança.

“O mais importante: se possível sair uma proposta aqui por unanimidade de nós, ao vetarmos quatro dispositivos, um que é de extrema importância, que esse veto venha a ser mantido por parte do parlamento. Porque é assim que vamos construir nossa política, nos entendendo cada vez mais”, disse Bolsonaro.

A reunião foi realizada em clima de harmonia, sem os recentes embates que têm envolvido o presidente e governadores especialmente em função das medidas de controle da epidemia de coronavírus.

Os presidentes de Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, participaram do encontro e defenderam a união entre a presidência e os governadores no momento.

“Bem como nesse momento difícil que o trabalhador enfrenta, alguns perderam seus empregos, outros tendo salário reduzido, os informais que foram duramente atingidos nesse momento, buscar maneiras de, ao restringirmos alguma coisa até 31 de dezembro do ano que vem, isso tem a ver com servidor público da União, Estados e municípios, nós possamos vencer essa crise”, afirmou o presidente.

O ministro Paulo Guedes e Bolsonaro querem que os governadores se comprometam a ajudar a manter os vetos que barram reajustes salariais a categorias do funcionalismo público nas três esferas.