Nacional

Borracheiro, negro, jovem vira ‘suspeito’ durante sessão de fotos em Jundiaí

Gabriel Souza, borracheiro e fotógrafo em Jundiaí – reprodução
Gabriel Souza, borracheiro e fotógrafo em Jundiaí – reprodução

Gabriel de Souza, 17 anos, funcionário de uma borracharia da família e fotógrafo amador, foi denunciado à Guarda Civil de Jundiaí depois de fazer uma sessão de fotos em uma praça da cidade.

Imagens do jovem fazendo as fotos circularam em um grupo de moradores no Whatsapp, em mensagens que envolveram até um vereador da cidade.

O político teria divulgado um áudio em que oriente os moradores a procurar a polícia.

“Se vocês virem esse indivíduo para a rua, por favor, já liguem 153, porque a viatura da Guarda está tentando achar ele no bairro. É um suspeito de estar filmando e tirando fotos das casas”, indicava a mensagem.

A borracharia em que Gabriel trabalha fica perto da praça. Ele foi até o local no hora do almoço para fazer fotos de paisagem.

“É um equipamento novo que eu havia ganhado há pouco tempo, então decidi testar durante o meu horário de almoço. Até então, não estava sabendo de nenhuma repercussão”, conta.

O caso foi descoberto quando um morador mostrou a ele as fotos e áudios nas redes sociais. O morador conhecia o rapaz e já havia usado serviços na borracharia.

Gabriel disse que ainda tentou fazer um boletim de ocorrência sobre o caso mas não conseguiu. Ele afirma que um delegado recusou com justificativa de que não havia crime a investigar.