Nacional

Cachaça SP - Concurso incentiva regularização de alambiques e dá prêmios no Estado

Cachaça SP - Concurso incentiva regularização de alambiques e dá prêmios no Estado

O 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, identificado como “Cachaça.SP”, vai incentivar regularização de alambiques e premiar as melhores cachaças do Estado em três categorias.

Espera reunir até 200 rótulos em evento que deve começar em outubro e vai até janeiro do próximo ano. A divulgação dos vencedores será feita durante a Agrishow de 2024. AInd anão foram divulgados detalhes de inscrição, prêmios ou critérios de avaliação.

Para José Carlos de Faria Junior, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, além de regularizar alambiques deve revelar cachaças de excelência e produzidas na região dos consumidores.

A regularização cria alguns custos aos alambiques e dá melhor controle de arrecadação para o Estado, mas legaliza a atividade de todos os produtores e pode agregar valor aos produtos.

Muitas dessas propriedades são receptivas, o que ajuda a fomentar a inclusão dos alambiques nas rotas turísticas, trazendo mais renda ao produtor.

Bebida tipicamente brasileira, a cachaça é considerada o primeiro destilado das Américas: os registros históricos apontam que a produção da bebida começou na primeira metade do século 16.

O Estado de São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: de acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.

Atualmente, calcula-se que o Brasil possui capacidade instalada para produzir mais de um bilhão de litros de cachaça por ano, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. Além de maior produtor, o Estado de SP é também o que mais consome e o que mais exporta a bebida.

Esse destaque no setor é explicado pelo alto volume de produção de cana de açúcar em solo paulista, mas também pelas características culturais das diferentes regiões. O Estado se destaca tanto na produção da cachaça industrial, também chamada de cachaça de coluna, quanto nas cachaças artesanais ou de alambique.

Essas últimas vêm ganhando destaque nos últimos anos, com apelo junto ao grande público. E o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista vai ajudar na valorização desse patrimônio do Estado de SP.