Nacional

Câmara de Vera Cruz inicia julgamento de prefeita; Justiça nega barrar votação

Câmara de Vera Cruz inicia julgamento de prefeita; Justiça nega barrar votação

A Câmara de Vera Cruz iniciou por volta de 14h desta sexta-feira a sessão extraordinária para julgamento do pedido de cassação da prefeito Renata zompero Dias Devito. os vereadores analisam relatório final da comissão processante com parecer pela cassação da prefeito por improbidade administrativa na contratação de planos de seguro para sucatas de veículos.

O relatório da comissão foi aprovado por maioria, com voto contrártio do vereador César Iatecola, que desde a apresentação do pedido já havia votado contra a investigação. O vereador já havia votado pelo arquivamento do processo durante a tramitação.

Poucas horas antes da sessão, a prefeita tentou mais uma vez medida judicial para barrar a votação e protocolou na Vara da Fazenda Pùblica em Marília um pedido para suspender de forma liminar a votação. 

O juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz negou a liminar. “Com todas as vênias, pretender-se somente no dia designado para a sessão da Câmara Municipal de Vera Cruz o cancelamento da solenidade (da qual já se tinha prévioconhecimento), pela via judicial, ainda que sob o argumento de combate ao Covid-19, constituiria,a nosso sentir, violação ao princípio segundo o qual os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciáriosão independentes e harmônicos entre si (artigo 2º da CF/88)”, disse o juiz na decisão. (leia aqui na íntegra)

A sessão foi aberta com a leitura do relatório final que será analisado e votado pelos vereadores. A sessão é fechada ao público e transmitida pela internet. Pode ser assistida aqui – (é preciso instalar o flash player).