Nacional

Campanha acha doador e Belinha, 3, faz transplante em dez horas de cirurgia

Isabella, três anos, operada em São Paulo – Reprodução/Facebook DIário da Região
Isabella, três anos, operada em São Paulo – Reprodução/Facebook DIário da Região

Uma nova guerreira mirim conquista a mídia e carinho de correntes de torcida no Estad. Isabella Vitória Mendonça Duarte, de três anos, a Belinha, de São José do Rio Preto, é vitima de uma doença rara que provoca falência do fígado, e encarou dez horas de cirurgia entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado para receber parte do órgão doado por um amigo da família.

O procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas de São Paulo, que deve divulgar um boletim oficial sobre a cirurgia e o estado clínico da menina nesta segunda-feira (28). Belinha sofre de hepatite autoimune, doença sem cura.

Os pais são donos de uma academia de ginástica em Mirassol e moram com a menina em Rio Preto. Francis e Clícia Duarte acompanharam a cirurgia em São Paulo. Eles encontraram o doador compatível após uma campanha nas redes sociais que mobilizou inclusive policiais militares.

A CAEP (Companhia de Ações Especiais) de Rio Preto divulgou a campanha para o público, inclusive com identificação do perfil de doadores. O resultado foi a localização de nove potenciais . doadores e um deles, um homem de 30 anos, foi considerado compatível.

A cirurgia teve início às 20h de sexta-feira, e terminou na madrugada de sábado, dia 26. Os médicos retiraram 30% do fígado do doador e todo o fígado da menina. O caso foi identificado em hospital de Rio Preto há aproximadamente um mês, após uma consulta para averiguar porque a menina tinha coloração amarelada na pele.