A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe comum que começou nesta segunda-feira (23) já atendeu 1.478.650 pessoas no Brasil de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde em uma coletiva realizada nesta terça-feira (24). Cerca de 78% das doses foram aplicadas em idosos acima de 65 anos.
Leia mais: Brasil tem 40 mortes e 2.201 casos confirmados do novo coronavírus
“Para antecipar a campanha [de vacinação] estamos distribuindo as vacinas assim que elas ficam prontas. Pedimos a compreensão da população e da imprensa na hora que a vacina acabar. Não seria possível antecipar se não fosse assim”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis.
A expectativa é que mais de 75 milhões de doses sejam aplicadas em todo o território nacional, segundo o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.
A campanha foi antecipada devido ao coronavírus e atende inicialmente os idosos e trabalhadores da saúde. A imunização não tem eficácia contra o covid-19 , mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.