O Ceará ultrapassou o Rio de Janeiro no número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (13) pelo Ministério da Saúde. De acordo com os números, o estado nordestino subiu para 19.156 infecções, enquanto o Rio somou 18.728 casos.
Até agora, o Ceará e o Pernambuco são os dois estados nordestinos mais atingidos pela Covid-19 . Juntos, eles têm mais de 34 mil casos confirmados enquanto as mortes são 2.613.
Veja a tabela completa da situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil.
Nos óbitos, no entanto, o Ceará ainda continua em terceiro lugar, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. O estado tem 1.389 óbitos. Já os dois do Sudeste têm 4.118 e 2.050, respectivamente.
Leia também: Covid-19: Mortes no Brasil chegam a 13,1 mil; casos confirmados são 188 mil
Conforme informa a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, o novo coronavírus começou a circular no estado pelo menos 56 dias antes da data em que houve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil registrado pelo Ministério da Saúde.
Isso significa que em janeiro o vírus já estava presente no Ceará, mas ainda não tinha sido detectado pelas autoridades de saúde. Somente no dia 15 de março, o estado constatou oficialmente primeiras ocorrências da doença.
Leia também: Controle da Covid-19 pode levar 5 anos, diz cientista-chefe da OMS
No dia 8 de maio foram implementadas medidas mais rígidas para o isolamento social na capital cearense. A medida foi anunciado pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.