Nacional

CHEGOU PERTO - Operação Lava Jato busca informações a 250km de Marília

CHEGOU PERTO - Operação Lava Jato busca informações a 250km de Marília

Uma audiência na Justiça de Votuporanga (250 km) de Marília traz para a região centro-oeste de São Paulo a apuração de informações da Operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção no governo federal com envolvimento de empreiteiras, empresários e políticos de diferentes partidos.

A audiência terá depoimento de um empresário de Meridiano, cidade a 280km de Marília, que foi arrolado como testemunha já na fase judicial da Operação, que mantém ainda etapas de investigação policial, depoimentos e diligências.

É a segunda vez que Votuporanga aparece no mapa das investigações. A cidade já teve buscas e apreensões de documentos. Arquimedes Carrilho Celeri, fazendeiro de Meridiano que mora em Votuporanga, é a testemunha arrolada na processo, mas diz não saber porque foi convocado.

A operação começou em 2009 vestigação de crimes de lavagem de recursos relacionados ao ex-deputado federal José Janene, em Londrina, no Paraná. Além do ex-deputado, estavam envolvidos nos crimes os doleiros Alberto Youssef e Carlos Habib Chater. Alberto Youssef era um antigo conhecido dos procuradores da República e policiais federais. Ele já havia sido investigado e processado por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro no caso Banestado.

Apenas em 17 de março de 2014 foi deflagrada a primeira fase ostensiva da operação sobre as organizações criminosas dos doleiros e Paulo Roberto Costa. Foram cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades de 6 estados e no Distrito Federal.