Nacional

"Chuveiro inteligente" de Pompéia vence torneio nacional de robótica

"Chuveiro inteligente" de Pompéia vence torneio nacional de robótica

A equipe Somos Feras, de Pompéia, conquistou o título Nacional em Tecnologia e Engenharia do Torneiro Brasileiro de Robótica na Categoria Middle 1, para projetos desenvolvidos por estudantes com até 12 anos,  com um projeto de “chuveiro inteligente”.

Os estudantes já havia conquistado a etapa regional com a proposta, que garantiu vaga na final em Guarulhos (veja mais aqui)

O Torneio Brasil de Robótica é um torneio anual de robótica composto por jovens alunos de todo o país que se reúnem em times para desenvolverem um projeto de pesquisa utilizando a tecnologia da robótica acerca de um tema divulgado pelo TBR, esse tema é geralmente o mesmo declarado pela UNESCO anualmente. Esse ano o tema foi “Água para o desenvolvimento sustentável”. A competição é dividida categorias.

Os alunos devem apresentar desde uma maquete até soluções inovadoras para problemas da sociedade. Eles também devem participar da modalidade prática onde deverão ser construídos robôs para cumprir certos desafios. Essa modalidade consiste em um tapete com um ou mais desafios, posicionados sobre uma mesa adequada, formando um cenário. O robô deverá percorrer sobre o tapete, buscando realizar o maior número de desafios possíveis durante a partida. Os tapetes são diferentes dependendo da categoria e do tema anual.

CHUVEIRO

O modelo de chuveiro controla o tempo de banho, reduz a vazão de água e o consumo de energia elétrica. Atinge até 60% de redução no consumo de água e 50% de energia em comparação a chuveiros elétricos comuns. O chuveiro ainda pode ser controlado por celular, com um aplicativo totalmente desenvolvido pelos alunos.

Participaram do projeto os estudantes Vitória Brasil (13anos), Davi Catuzzo Avelar (12anos), Julia Carvalho Wada (11anos), Leonardo Uliano Leite (11anos), Gabriela Chicarelli (9anos) , Samira Santos (10anos), Lívia Bezerra ( 10anos), Lavínia Milani Chichetti (8anos), Gustavo Takaki Hikawa (12anos)  e Felipe Loncarovick (11anos).

Os professores de robótica João Francisco e Célia Ferraz atuaram como orientadores do projeto.

Saiba mais sobre a equipe na página oficial da Somos Feras ou pelo Instagram 

Confira na galeria de fotos mais imagens da equipe no torneio