Nacional

Cidade decreta luto e interdita lago após 2ª morte suspeita de febre maculosa

Cidade decreta luto e interdita lago após 2ª morte suspeita de febre maculosa

A Prefeitura de Ipaussu (120 km de Marília) decretou luto oficial na cidade e interditou um lago da cidade após a segunda morte com suspeita de febre maculosa na cidade. O paciente desta vez foi um menino de oito anos.

A doença é transmitida por carrapatos que têm capivaras como hospedeiros. O lago com os animais foi fechado durante a semana. Os exames após a morte do menino foram enviados para São Paulo e o resultado deve sair em 60 dias.

O primeiro caso foi relatado no dia 20, um menino de 11 anos que faleceu na Santa Casa da cidade. Em 2019 um adolescente, filho de um vereador da cidade, morreu em caso confirmado da doença.  

Além de visitas da população, o lago da cidade é usado para pesca, que também está proibida. A prefeitura sinalizou todo o espaço com fita e já registrou casos de pedido de apoio policial para afastar pescadores. O espaço deve ganhar vigias 24h

A cidade anunciou ainda que adota diretrizes em relação ao manejo das capivaras e firmou convênio com a UNESP de Botucatu-SP, que fará todo o processo de manejo, aguardando só a liberação da Secretaria Estadual para dar início à transferência dos animais.