Uma adolescente de 14 anos foi morta na madrugada de hoje (22) com um tiro, no Morro do São Carlos, no centro do Rio de Janeiro. Segundo o Comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, moradores procuraram os policiais e informaram que Shayene Santos havia sido atingida por uma bala perdida na localidade da Capela.
A UPP informou que isolou o local e acionou a perícia da Polícia Civil. A Delegacia de Homicídios investiga o caso. A jovem estava na garupa de uma moto quando foi atingida. A família de Shayene disse que o tiro veio de policiais militares. Moradores contaram que, por volta de meia-noite, ouviram disparos. A menina foi baleada na nuca e morreu na hora.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram uma operação para coibir o tráfico de drogas no Morro da Coroa, na mesma região, no fim da noite desta quinta-feira (21), mas de acordo com a corporação, não houve tiroteio e nem feridos durante a ação, que começou por volta das 22h e terminou às 2h.
Após a ação policial, moradores da comunidade incendiaram lixeiras no Largo do Estácio, na altura do hospital da PM, próximo a entrada do morro. Bombeiros do quartel central foram acionados. Ninguém ficou ferido.
O Morro do São Carlos fica localizado bem próximo da prefeitura do Rio de Janeiro, da sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Sambódromo, onde serão realizadas as competições de tiro com arco e a chegada da maratona. A comunidade está ocupada por uma UPP desde maio de 2011.