Nacional

Cidades concorrem a prêmio de gestão, veja quem disputa

Horta Urbana de Bauru está inscrita – Reprodução/JCNet
Horta Urbana de Bauru está inscrita – Reprodução/JCNet

Sete projetos com idéias para inovar práticas de gestão pública inscritos por cidades do interior do Estado de São Paulo vão concorrer ao Prêmio Caixa Melhores Práticas, que vale divulgação em diferentes segmentos além de participação em disputas internacionais.

Um projeto de Bauru, dois de Ribeirão Preto, um de Cordeirópolis, Campinas, Santo André, São José dos Campos e São Paulo estão na disputa. Marília não teve nenhum projeto inscrito. São propostas para inclusão de portadores de deficiência, produção em hortas comunitárias, trabalho social em habitação, música erudita, superação da crise hídrica e reciclagem de lixo.

A lista das práticas concorrentes e os resultados de cada etapa estão disponíveis no site do programa, no endereço http://www.caixa.gov.br/melhorespraticas.

A Avaliação Nacional contou com a participação de 20 representantes das áreas da CAIXA que possuem atividades aderentes aos temas-foco do Programa: Desenvolvimento Local e Inclusão Social, Gestão Municipal, Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento e Trabalho Social.

A última etapa de avaliação, prevista para acontecer em 7 e 8 de outubro, terá a participação de júri externo, com convidados representantes referências nos assuntos.

Das 35 finalistas, 20 serão eleitas como as Melhores Práticas em Gestão Local e as outras 15 finalistas permanecem no Acervo de Práticas, como referência para reaplicação como soluções de melhorias nas comunidades locais.

Para concorrer ao Prêmio, os projetos precisam apresentar resultados concretos e terem sido desenvolvidos por governos locais, entidades públicas, organização da sociedade civil ou agentes privados, além de contar com a parceria da CAIXA.