Nacional

Com vitória apertada, Daniel Alonso é eleito prefeito de Marília

Tato, vice, e Daniel Alonso, novo prefeito de Marília
Tato, vice, e Daniel Alonso, novo prefeito de Marília

Com um dos resultados mais apertados da história das eleições em Marília, o empresário Daniel Alonso (PSDB) foi eleito pela população para administrar Marília durante os próximos quatro anos. Ele bateu o atual prefeito Vinícius Camarinha por 50.113 (45,25%) votos contra 48.218 (43,54%) votos e vai ocupar a cadeira do segundo andar da prefeitura entre os anos de 2017 e 2020. A eleição teve 5.880 (4,55%) votos em branco e 12.525 (9,70%) nulos. Ao todo 39.924 (23,61%) eleitores deixaram de votar.

Daniel, o 34º prefeito da história de Marília, também concorreu  com Marcos Juliano (Solidariedade), que ficou em terceiro com 10.292 (9,29%) votos;  e Sebastião Carlos de Oliveira, o Barba Pintor (Psol), com 2.113 (1,91%) em quarto.

Foi a segunda derrota para prefeito de Vinícius Camarinha. Em 2008 ele  concorreu pela primeira vez, ficando em segundo lugar, atrás de Mario Bulgareli (PDT).

Foi a segunda participação de Daniel em uma disputa para a prefeitura. Em 2012, quando Vinícius foi eleito prefeito, ele concorreu com Ticiano Toffoli (PT), segundo colocado, com 23.331, ou 19,54% do eleitorado. Na ocasião, Daniel apareceu em terceiro com 23.004 votos e 19,28% do total. Antônio Augusto Ambrósio Tato (PMDB) com 7.705 conquistou o quarto lugar. Luis Eduardo Diaz (PV) ficou em quinto lugar com uma votação de 2.668. Cecílio Espósito (PSOL), o popular Raul Seixas, ficou em último com 835 votos.

PERFIL
O mais velho de cinco irmãos, Daniel Alonso começou a trabalhar muito cedo. Ajudava em casa até cozinhava para os irmãos antes de ir para a escola. O sonho da bicicleta foi realizado aos 6 anos, catando grãos de café e amendoim “esquecidos” nas lavouras. Quando se mudou para a cidade, aos 9 anos, comprava e vendia doces e verduras. Nascia ali o comerciante Daniel Alonso, que ingressou no ramo de material para construção na década de 1980, vendendo de obra em obra.

O amor, a paixão também foram descobertos cedo pelo empresário. Aos 15 anos, conheceu sua esposa, Selma Regina, e deste encontro surgiu a promessa de uma união três anos depois.

No começo da década de 80, surge a oportunidade de trabalhar com pastagens de braquiária, o que no início deu certo. Fez financiamentos para aumentar os recursos e investir na nova empreitada, mas perdeu todo o trabalho para as pragas. Teve que recomeçar do zero, e voltou a vender de porta em porta os filtros de água.

Em Marília Daniel se tornou sócio de um tio em uma loja de materiais para construção, a  Constrular, em 1988, que ficava na rua Joaquim de Abreu Sampaio Vidal. Depois abriu um negócio próprio, na rua Euclides da Cunha.

A loja que vendia material básico se chamava Sol “O rei da telha”, eram 3 funcionários, o imóvel alugado, assim como a linha telefônica que também era alugada.

Economicamente o país vivia um período muito difícil com a alta inflação e os problemas políticos do governo Collor que na época confiscou a poupança de boa parte dos brasileiros.  Nessa época eu não tinha carro e nem imóvel próprio. Quando conseguiu recursos para ter o primeiro imóvel, construiu a casa de sua mãe, na cidade de Marília.

Algum tempo mais tarde, depois de muita luta e com sua empresa já estruturada, Daniel  precisou tomar outra grande  decisão em sua vida.  Teve que escolher o que faria com os recursos que havia conseguido até então. Ou construiria   algumas casas de aluguel o que lhe traria uma renda estável, ou investiria todas as suas economias para comprar o terreno aonde atualmente reside a sede da rede de lojas Casa Sol, em Marília.

“Juntei todos os meus recursos para montar um depósito e logo mudei a loja para a Castro Alves. Na Casa Sol passei a trabalhar com o básico e o acabamento.”

RECONHECIMENTO
Hoje são 5 grandes lojas em 4 cidades, centenas e colaboradores e 8 vezes premiada com o titulo de uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. (Revista Exame-Você S/A). 

Outros prêmios:
Prêmio empresário destaque do ano 2010
Prêmio empresário do ano 2010
Prêmio empresário do ano 2011
Prêmio ACIB
Prêmio ATENÇÃO Empreendedor do ano 2015