A apuração dos votos começou por volta das 17h10 em algumas cidades brasileiras. Curitiba (PR) foi a primeira a contabilizar os dados. Ao final da contagem dos votos, O Giro Marília vai divulgar os vencedores para o cargo de prefeito de Marília e para as 13 cadeiras na Câmara.
Para quem quer acompanhar em tempo real, a Justiça Eleitoral disponibiliza diversos programas. Um deles é o “Divulga”, sistema que permite a visualização dos dados por meio de várias consultas.
Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todos os municípios. “O Divulga é um softwareinstalável, que se encontra disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões para Windows e Linux”, explica o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Júlio Valente.
Acesse aqui os softwares para acompanhar a divulgação dos resultados das Eleições 2016.
App Resultados
Outra forma de acompanhar a apuração dos resultados em tempo real é pelo aplicativo (App) “Resultados”. O App desenvolvido para tablets e smartphones pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store(IOS). Por meio dele, é possível acompanhar os dados de cada município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores). Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h (horário local) do dia 2 de outubro.
App Boletim na Mão
Outra possibilidade é via aplicativo “Boletim na Mão”, também disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
“Assim que acaba a eleição, o resultado da votação já é público. A urna emite o Boletim de Urna (BU), que o eleitor pode conferir no próprio local de votação. Agora, com o QR-Code, ele vai poder escanear uma cópia do BU e levar para casa o resultado da sua seção eleitoral no seu aparelho celular. Com a cópia do BU em mãos, o eleitor pode conferir no site do TSE se aquele boletim foi totalizado pelo Tribunal”, esclarece o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.
DivWeb
O DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador.
De acordo com Júlio Valente, “a divulgação de resultados acontece em tempo real durante o recebimento dos dados. Os resultados são recebidos por meio de arquivos que saem das urnas eletrônicas e são recebidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesses tribunais, ocorrem as totalizações de tempos em tempos. Cada totalização é compartilhada por meio de conteúdo na internet”.
Eleição começa tranquila e com poucas filas
A eleição deste domingo (02) em Marília começou tranquila e sem filas. Pouco antes das 8h, horário de abertura dos locais de votação, poucos eleitores se dirigiam até suas seções eleitorais. Na escola Antônio Gomes de Oliveira, na zona oeste por exemplo, às 7h50, cerca de 20 eleitores aguardavam a abertura dos portões. Além da tranquilidade, chamou a atenção a tradicional sujeira nas ruas. Como ocorreu nas eleições passadas, muitos santinhos emporcalhavam as ruas e calçadas próximas aos locais de votação. A apuração dos votos para prefeito e vereador começa às 17h deste domingo.
Marília tem 169.074 eleitores aptos a votar nestas eleições. Atrás deles, além dos quatro concorrentes à prefeitura, estarão correndo 248 candidatos a 13 vagas na Câmara Municipal. O salário atual de vereador em Marília é de R$ 7.203,17. O prefeito ganha cerca de R$ 15 mil.
A corrida eleitoral deste ano, na disputa pela Prefeitura, reúne quatro candidatos.
Marcos Juliano, arrendatário da Rádio Campestre FM, vai concorrer pelo Solidariedade e terá como vice na chapa o também radialista Hélio Mariano, do mesmo partido.
Outro candidato já definido é o empresário Daniel Alonso (PSDB), que terá como candidato a vice o também empresário Antonio Augusto Ambrósio, o Tato (PMDB).
O terceiro postulante à prefeitura, já confirmado em convenção, é o autônomo Sebastião Carlos de Oliveira, o Barba Pintor (Psol). Seu vice na legenda será o comerciante André Comedi (Psol).
O quarto concorrente é o atual prefeito e candidato a reeleição, Vinícius Camarinha (PSB), cujo candidato a vice é dentista Elio Ajeka (PEN).
Parte dos 30 partidos políticos em atividades na cidade se dividiram em coligações. Cada coligação lançou cerca de 20 candidatos a vereador, sendo obrigatoriamente 6 mulheres e 14 homens. O coeficiente eleitoral (número de votos válidos divididos por 13) para cada cadeira no Legislativo ficará entre 9.500 a 10 mil votos.