Nacional

Comissão propõe cassação de prefeita de Vera Cruz; plenário vai votar

Comissão propõe cassação de prefeita de Vera Cruz; plenário vai votar

A Comissão Processante criada na Câmara de Vera Cruz para investigar gastos da prefeita Renata Zompero Dias Devito aprovou nesta terça-feira relatório do vereador José Carlos Doti pela cassação da prefeita por improbidade administrativa.

Renata Devito é acusada de promover gastos indevidos com seguro de veículos em sucata no pátio da prefeitura. O relatório aponta falta de explicações para os gastos na defesa e cita pelo menos oito tentativas de ouvir a prefeita e suas testemunhas, sem que eles fossem à Câmara.

A relação das testemunhas ganhou um parágrafo especial no documento que considera a relação “temerária”.

Entre os nomes estão os ex-prefeitos de Marília, Abelardo Camarinha e Vinícius Camarinha, o ex-secretário municipal da Fazenda em Marília, Rodrigo Zotti, e o ex-vereador Francisco Montolar Buil Neto.

“Todas residentes em municípios distantes, entre outras autoridades que não iriam contribuir com o processo”, diz o documento.

O relatório cita ainda as 20 reuniões realizadas pela comissão para discutir as provas de defesa e ressalta que Renata Devito não apresentou as alegações finais ao processo.

A Câmara deve fazer uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira para votar o relatório. A prefeita terá direito a manifestação de defesa de forma pessoal ou por representante, caso não adote nenhuma medida jurídica que adie a votação.

A sessão terá portas fechadas ao público em função da crise do coronavírus e será transmitida ao vivo pela internet.