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Concessão de ferrovia avança para movimentar ramal a 60km de Marília

Concessão de ferrovia avança para movimentar ramal a 60km de Marília
Concessão de ferrovia avança para movimentar ramal a 60km de Marília

A concessão de ferrovia da Malha Oeste avança com aprovação de relatório e projetos de investimentos para ramal com pontos a 60km de Marília.

A Malha Oeste tem extensão total de 1.625,30km com início na cidade de Mairinque e conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em Bauru, cruza com a Malha Paulista, qa ferrovia ue tem o ramal de Marília. De Bauru, a Malha Oeste segue para Pirajuí, Guarantã (60km de Marília), Lins, Promissão e mais cidades.

Concessão de ferrovia avança para movimentar ramal a 60km de Marília

Envolve as regiões de Bauru, Marília e Araçatuba. Prevê conjunto de obras de recuperação e ampliação.

A lista inclui implantação de dois pátios de cruzamento próximos a Marília: o de Promissão–Glicério e o Glicério–Araçatuba. Também prevê recuperar pátios, modernizar trechos e estrutura com projeção de tráfego intenso no Estado.

Concessão de ferrovia avança para movimentar ramal a 60km de Marília

Projeta especialmente o transporte de grãos e açúcar. Mostra também que o ramal próximo a Marília tem a maior saturação da linha.

O documento da audiência avança mais de um ano depois do encontro, em 2023. Apresenta contribuições e sugestões realizadas pela sociedade para o aprimoramento das minutas de Edital e Contrato de relicitação.

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Agora, a ANTT irá propor ao Ministério dos Transportes o Plano de Outorga para a concessão da Malha Oeste. O diretor da ANTT Lucas Asfor é o relator do processo.

O projeto de concessão busca modernizar a infraestrutura ferroviária e garantir a segurança das operações. Deve, ainda, promover o desenvolvimento econômico das regiões atendidas pela ferrovia.

Concessão de ferrovia avança

A audiência ocorreu entre os dias 10 de abril e 25 de maio de 2023. Recebeu 114 manifestações, incluindo contribuições orais e escritas.

A Malha Oeste entrou em operação em 1905 como Ferrovia Noroeste do Brasil, desempenhou papel estratégico no desenvolvimento cafeeiro paulista.

Em 1957 a Rede Ferroviária Federal incorporou a rota e em 1996 transferiu à iniciativa privada em 1996. Desde 2015 está em operação pela Rumo Logística (Rumo Malha Oeste).