O governador da Bahia, Rui Costa, utilizou as redes sociais para celebrar o resultado positivo das medidas de isolamento no combate ao Covid-19 . Segundo ele, o estado atingiu o “platô” da doença, quando o número de novos casos para de crescer, e já pode começar a pensar em retomar normalidade em um futuro próximo, tão logo a curva de registros comece a cair.
Leia também: Doria anuncia plano de retomada econômica em São Paulo a partir de 1º de junho
O gráfico de crescimento dos casos ativos de #covid19 na Bahia atingiu um platô. Há 4 dias, estamos vendo uma tendência do famoso “achatamento da curva” que tanto falamos. Nosso objetivo é manter isso para que a curva comece a cair e finalmente a gente enxergar o fim desse túnel. pic.twitter.com/qf94dfkgXT
— Rui Costa (@costa_rui) May 27, 2020
“A curva ficou horizontal entre os dias 24 e 27 de maio. Isso significa que os casos ativos pararam de crescer. Esse é o 1º passo para, em seguida, descer a curva. Para isso, é preciso continuar com isolamento forte, principalmente nos municípios com maior volume de contágio. Essa é a prova de que o isolamento social dá resultado”, afirmou o governador , durante o programa #PapoCorreria, transmitido em suas redes sociais.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado ultrapassou nesta quarta os 15 mil casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e tem 531 óbitos registrados.
“O que podemos afirmar hoje é que o isolamento social dá resultado, sim. Nós estamos com quatro dias com os casos de ativos em uma linha horizontal. Significa o quê? Que nós conseguimos barrar o crescimento”, completou Rui Costa.
Na sequência, o governador fez questão de agradecer ao apoio recebido da população e fazer um pedido: “Não podemos baixar a guarda. Quero agradecer á população, continuar contando com o apoio dos prefeitos e as prefeitas. Continuem conosco para que, nos próximos dias, a gente derrube de vez esse vírus e a Bahia possa retomar o mais breve possível as suas atividades”.
Leia também: Bolsonaro teme que Carlos seja próximo alvo de operação contra fake news
Por fim, Rui Costa listou alguns municípios que ainda geram alguma preocupação no estado, como é o caso de Feira de Santana, que já ligou o “alerta vermelho” para o número de transmissões, e voltou a ressaltar a importância do isolamento social: “estamos chegando perto da queda. Se as cidades entrarem nesse ritmo, a gente vai projetar o fim da pandemia na Bahia e início do retorno à normalidade”.