O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema aprovou a criação da uma Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil que une quase 50 cidade zinhas e próximas de Marília.
O objetivo é articular medidas conjuntas para a prevenção de desastres na região, uma das que vêm sofrendo com a ocorrência de queimadas.
Os incêndios, aliás, levaram o CIVAP a incrementar a campanha Fogo Zero como parte dos esforços para mitigação de riscos.
O diagnóstico das Defesas Civis dos municípios consorciados, por meio de preenchimento de formulário, é outra medida adotada para consolidar dados envolvendo a estrutura desses órgãos
Entre as informações a serem levantadas estão aquelas referentes às fontes de abastecimento de água e equipamentos disponíveis.
O CIVAP reúne os municípios de Agudos, Alfredo Marcondes, Assis, Bernardino de Campos, Bastos, Borá, Cabrália Paulista, Caiabú, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Duartina, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Florínea, Gália, Guarantã, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lucianópolis, Lupércio, Lutécia, Manduri, Maracaí, Nantes, Narandiba, Ocauçú, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paulistânia, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Piratininga, Platina. Quatá, Queiroz, Quintana, Rancharia, Salto Grande, Sandovalina, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Taciba e Tarumã.