Nacional

Conta de luz fica mais cara em 223 cidades de SP além de cinco estados

Conta de luz fica mais cara em 223 cidades de SP além de cinco estados

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou hoje (21) reajuste nas contas de luz para consumidores atendidos pela Elektro Distribuidora de Energia, que responde pelo fornecimento a pelo menos 223 cidades do Estado de São Paulo, incluindo boa parte da região oeste.

O reajuste atinge ainde Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. O reajuste para os paulistas entra em vigor na segunda-feira, dia 27.

Para os consumidores do Paraná, os novos valores começarão a ser cobrados no domingo (26);; para os do Maranhão e da Paraíba,na terça-feira (28); e para os de Santa Catarina, na quarta-feira (29). Para os consumidores residenciais, o aumento será de 23,12%; para os atendidos na baixa tensão, de 23,20%, e, para a alta tensão, de 26,75%.

Segundo a Aneel, o que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico.

Para os consumidores atendidos pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), o efeitos médio do reajuste tarifário será 16,94%, sendo 16,67% para os consumidores residenciais. Para os atendidos na baixa tensão, o reajuste médio será de 16,77% e, para a alta tensão, de 17,86%

Os consumidores atendidos pela Energisa Paraíba Distribuidora de Energia (EPB) também terão as contas reajustadas na próxima terça-feira, com efeito médio de 15,73%. Os consumidores residenciais atendidos na baixa tensão terão aumento de 15,29%. Para os consumidores da alta tensão, o reajuste será de 16,75% e, para os de baixa tensão, de 15,41%.

A diretoria da Aneel aprovou o reajuste tarifário da Cooperativa Aliança (Cooperaliança), que atende a 37,4 mil unidades consumidoras nos municípios de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão de Santa Catarina.