O isolamento social , medida adotada para conter a propagação da Covid-19 , está prestes a completar um mês no Brasil. Todavia, de acordo com uma pesquisa do Data Folha, divulgada nesta terça-feira (07), parte expressiva da população, 28%, está ignorado a orientação.
Leia também: Oito funcionários da saúde de São Paulo morrem; um foi por Covid-19
O resultado aponta que 24% dos entrevistados estão tomando cuidado em razão da Covid-19 , mas que seguem saindo de casa para trabalhar ou realizar outras atividades. Outros 4% afirmam que não houve nenhuma mudança na rotina e que seguem vivendo como antes, o que totaliza 28%.
Leia também: Complexo do Ibirapuera receberá hospital de campanha contra Covid-19
Os demais 72% dos entrevistados afirmaram estar seguindo as orientações de ficar em casa, sendo que 54% disseram sair apenas quando é inevitável, para comprar comida, por exemplo. Outros 18% declararam estar totalmente isolados, sem sair de casa em nenhuma hipótese.
Leia também: Covid-19: “teste do vinagre” ajuda a identificar pacientes assintomáticos
Ao contrário do procedimento rotineiro do instituto, que é de realizar entrevistas pessoalmente, o levantamento foi feito por telefone, em razão da pandemia de Covid-19 . A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram consultados 1.511 brasileiros adultos em todas as regiões do país.