Um áudio que viralizou com denúncia de tentativa de golpe com suposto serviço de vistoria em ligações da CPFL tem informações falsas, o serviço existe e há formas de o consumidor evitar fraudes.
O alerta foi divulgado em nota oficial da CPFL para responder série de mensagens e dificuldades no trabalho após a circulação da gravação.
Segundo a empresa, o serviço terceirizado de fiscalização existe, envolve vistoria nos relógios, que muitas vezes ficam nas áreas internas dos imóveis, mas há documentos e formas de confirmar o atendimento.
Além disso, a CPFL informa que não encontrou registro da chamada que a moradora teria feito para denunciar o caso. Assim a regra geral é: existem vistorias, exija os documentos indicados pela CPFL e facilite o acesso de funcionários do atendimento oficial.
Veja abaixo o comunicado da CPFL sobre o caso.
“Por conta de um áudio com informações equivocadas que está em circulação em grupos de WhatsApp de diversas cidades, a CPFL Paulista esclarece que os colaboradores em questão são funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços à companhia e estavam devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade.
A distribuidora destaca ainda que realiza inspeções nos medidores de energia nas instalações dos clientes de forma rotineira, em um trabalho de segunda-feira a sábado.
Na ocasião, a ação foi realizada em um dos 234 municípios da distribuidora e tinha como foco o combate a fraudes e furto de energia evidenciado pelo sistema de Inteligência Artificial da companhia naquela residência.
Também esclarecemos que não identificamos no nosso sistema de Call Center a suposta ligação da cliente para buscar informações sobre o serviço.
Sendo assim, em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 010 1010. Em casos de inspeção e outros trabalhos, é necessário solicitar aos colaboradores o número da nota de serviço e confirmá-lo com o atendente.
Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a orientação da empresa é de que o cliente não permita a execução do serviço e não assine ou entregue qualquer documento.”