Cuiabá está sediando nesta segunda-feira (09.09) o Fórum Internacional de Agropecuária (Fiap), evento que integra as atividades do G20 Agro. O encontro reúne algumas das maiores referências do agronegócio brasileiro e mundial para discussões aprofundadas sobre o futuro do setor, em um momento em que o Brasil reforça seu papel como potência global na produção de alimentos.
Com autoridades de peso, como Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP e vice-presidente do Sebrae-SP, Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, e Vilmondes Tomian, presidente da Famato e anfitrião do evento, entre muitas outras autoridades, o Fiap é um espaço de intenso diálogo entre especialistas, produtores e representantes governamentais.
Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio (IA), destacou a importância do Fórum Internacional de Agropecuária (FIAP) para o setor: “Este é um momento crucial para o agronegócio brasileiro, onde podemos mostrar ao mundo nossa capacidade de inovação e sustentabilidade. O Brasil já provou que é um dos principais fornecedores de alimentos do planeta, mas agora o foco é continuar avançando em tecnologias que garantam a segurança alimentar global”.
Ele ainda ressaltou o papel estratégico do Brasil nas discussões do G20 Agro: “O FIAP nos coloca em um cenário internacional de destaque, com a oportunidade de discutir, ao lado de grandes potências, os rumos da produção agropecuária. Nosso objetivo aqui é fortalecer alianças e assegurar que o Brasil continue sendo um líder no fornecimento de alimentos de forma eficiente e sustentável”.
Realizado no Cenarium Rural, o fórum também busca discutir as expectativas dos países do G20 quanto à segurança alimentar e energética. Além disso, o setor privado brasileiro terá a chance de apresentar suas recomendações antes do encontro oficial do G20 Agro, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro na Chapada dos Guimarães.
Fonte: Pensar Agro