Nacional

Defensor de distanciamento, Secretário de Mandetta deixa Ministério

Defensor de distanciamento, Secretário de Mandetta deixa Ministério

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã desta quarta-feira (15) em meio à crise política e de atritos centre o Ministério e o presidente Jair Bolsonaro.

Wanderson atuava no Ministério há 15 anos, coordenou a resposta nacional à pandemia de influenza e síndrome da zika congênita. É um defensor do distanciamento social como prevenção ao coronavírus.

A demissão de Wanderson acompanha momento de acirramento na crise de relações entre o próprio ministro Luiz Henrique Mandetta e o governo.

A saída de Mandetta tornou-se tema recorrente na internet após retomada dos atritos provocada por uma entrevista do ministro ao Fantástico, da rede Globo.

Wanderson era responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis no Brasil, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Doutor em epidemiologia pela faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ex-secretário ambém coordenou ações em eventos de massa, .como a COpa do Mundo e os Jogos Olímpicos.