Demolição encerra abandono de barracão da Fepasa em Vera Cruz

Demolição encerra abandono de barracão da Fepasa em Vera Cruz
Demolição de barracão da Fepasa encerra polêmica em Vera Cruz | Prefeitura de Vera Cruz

Um trabalho de demolição encerra décadas de abandono e polêmica sobre o uso de um antigo barracão da extinta Fepasa em Vera Cruz.

A prefeitura anunciou a obra em novembro deste ano depois de levar o caso à Justiça após diversas tentativas administrativas de solução.

A Justiça Federal em Marília autorizou a derrubada do prédio. Além de ocupação irregular, acúmulo de entulho e riscos, o prédio enfrentava problemas como destelhamento em temporais.

Demolição encerra abandono de barracão da Fepasa em Vera Cruz

O barracão ficava às margens da linha férrea, com estrutura abandonada que provocou reclamações da população por riscos à saúde pública e à segurança.

A derrubada movimentou equipes e um guincho de demolição por empresa terceirizada para o serviço.

Segundo o comunicado oficial, a obra teve planejamento para minimizar impactos a moradores e às áreas próximas.

A prefeitura diz ainda que a demolição cria “espaço para novas possibilidades” em revitalização urbana. Ainda segundo a administração, o prédio já não tinha valor histórico.

Antes da derruba, conforme a administração, a cidade procurou a Superintendência do Patrimônio da União. Consultou também o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“Estamos enfrentando problemas que há muito tempo eram deixados de lado. Essa ação representa nosso empenho em oferecer um futuro melhor para Vera Cruz”, afirmou o prefeito Rodolfo Davoli.