Seria cômico se não fosse bizarro. O deputado Expedito Netto (PSD-RO), um dos integrantes da CPI da Lei Rouanet, que investiga autorização de uso de tributos para financiamento de atividades artísticas, quer convocar para depor a artista plástica Tomie Ohtake, falecida em 2015.
O nome da artista apareceu em uma lista de representantes das instituições que mais captam recursos pela lei.A lista, encaminhada em forma de requerimento para aprovação, ainda não foi votada pela comissão que funciona na Câmara dos Deputaqdos.
A legislação, que funciona como programa de incentivo, permite que os projetos recebem autorização oficial para arrecadar junto a empresas recursos que seriam usados em impostos. Os artistas devem prestar contas da aplicação das verbas.
A artista plástica morreu no dia 12 de fevereiro de 2015, aos 101 anos. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de uma pneumonia.
Tomie Othake tem mais de 30 obras públicas espalhadas por São Paulo que podem ser vistas na Avenida 23 de Maio e em outros pontos da capital paulista, bem como em Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Artista plástica Tomie Othake, falecida em 2015, incluída em lista para depoimento na CPI da Lei Rouanet