Nacional

Despedida a Manoel Gaspar tem ponto facultativo e semana de luto em Tupã

Despedida a Manoel Gaspar tem ponto facultativo e semana de luto em Tupã

A Prefeitura de Tupã entrou em ponto facultativo a partir das 13h desta sexta-feira em luto pela morte do empresário e ex-prefeito da cidade Ferreira de Souza Gaspar, 65, falecido na quinta-feira.

A cidade terá sete dias de luto oficial. A despedida a Manoel Gaspar foi organizada com cerimônia restrita à família na Igreja Matriz de São Pedro. Um roteiro antecipado de cortejo para acompanhamento em carreata foi divulgado e vai percorrer diversas ruas da cidade.

As atividades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, assim como as da Secretaria de Saúde, continuarão normalmente. Está mantida a imunização contra a covid-19 para pessoas de 45 e 46 anos, em ambos os drive-thrus, das 8h às 16h; e também a campanha contra a gripe, em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h.

Gaspar foi o primeiro cidadão de Tupã a se tornar prefeito da cidade.

Descende de família portuguesa da região de Leiria, era formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT), na turma de 1976.

Construiu o Posto de Gasolina na Avenida Marilia, iniciando as atividades do primeiro posto da Rede Vanuire. Participou na fundação do Grupo Unipetro em Tupã, com 20 empresas fornecedoras de óleo diesel, óleos combustíveis, querosene e lubrificantes.

Manoel Gaspar venceu a primeira eleição para prefeitura em 1996 e governou entre 1997 e 2000. Reeleito, cumpriu novo mandato até 2004. Em 2013 voltou à prefeitura.

Foi prefeito em momentos de conquistas para a cidade, como o reconhecimento como estância turística, conquista da Unesp, salas iniciais da Etec, o Instituto Federal, o Poupatempo, além de avanços na educação básica.