Nacional

Despedida a PM morto na região tem comoção e homenagens em Bauru

Velório do tenente Felipe Atanázio em Bauru – Reprodução/TV Tem
Velório do tenente Felipe Atanázio em Bauru – Reprodução/TV Tem

Comoção, homenagens e presença de dezenas de policiais e populares marcam em Bauru o velório e despedida ao 1º Tenente Felipe Atanázio Pires, 24 anos, morto nesta quarta-feira fora de serviço de patrulhamento quando acompanhava um acidente de trânsito próximo a São Manuel.

Felipe era policial há cinco anos, um apaixonado pela corporação, e retornava de um curso em São Paulo com outros três oficiais. Ele atuava no 4º Batalhão.

Por volta das 17h a equipe parou próximo ao Km 272 da Rodovia Marechal Rondon, para orientar os envolvidos, uma mulher e um homem.

“Após questionado sobre a documentação, os policiais militares foram surpreendidos pelo homem que, em posse de uma arma de fogo, passou a efetuar disparos”, diz um comunicado da PM.

Felipe Atanázio morreu no local. O capitão Marcelo Cordeiro Marcelino Paes e 1º Tenente Rodrigo José Franco, que prestam serviço no de Lençóis Paulista, foram atingidos, mas sem risco de morte. O motorista foi morto.

O velório é feito na igreja Rasgando os Céus, sito à Avenida Rodrigues Alves, Nº 23-50, Centro – Bauru. ⠀

O Sepultamento será feito ainda na manhã desta quinta no Cemitério Municipal Jardim Redentor, situado na Av. Eng. Hélio Police, 565 – Jardim Redentor, Bauru – SP. ⠀

“Ele nem deu chance para o policial, ele já atirou, tomou a arma do policial e também atirou nos outros”, explica o delegado Lourenço Talamonte, responsável pela investigação do caso.

O capitão Marcelo Cordeiro Marcelino Paes e o tenente Rodrigo José Franco ficaram feridos na ocorrência. Os dois estão internados no Hospital das Clínicas de Botucatu e o estado de saúde deles é considerado estável.

Um vídeo com momento do tiroteio circulou em redes sociais na manhã desta quinta. Veja abaixo
[movie_id#676]

REAÇÕES

O caso provocou repercussão nacional com mensagens de apoio e indignação de diferentes cidades.

A professora Patrícia Felicíssimo, de Marília, disse estar indignada. “Moço lindo, c/ uma vida inteira pela frente e um “ser” abominável, tira sonhos, seu futuro, sua vida, sem nenhum motivo. Impossível acreditar. Que Deus o receba em bom lugar.”

Josemar Luna Costa, de Recife, disse que Felipe é “mais um Herói, que tomba, no Cumprimento do Dever! Nossas Homenagens e pedir a Deus, que reconforte Familiares e Amigos!”

Dezenas de mensagens de Bauru repercutiram o caso. “É tão triste que nem uma palavra expressa a dor de mais perda, heróis anjos sem asas,descanse em paz Deus conforte a todos familiares! Meus sentimentos”, disse Maria Lúcia Machado

“Triste uma situação dessa, esperamos que não ocorra alguém da família do condutor q faleceu vir a público dizer que o homem teve mal subito e que era pessoa calma…pra revidar acusando a PM”, postou a educadora Dora Tschiner, de São Paulo.

O comando da PM divulgou ainda um vídeo sobre a recuperação do policial
[movie_id#677]