Um pedestre jogou em um córrego o único radar móvel de fiscalização e autuações adotado para controle do trânsito em Catanduva (190km de Marília). Um funcionário da prefeitura responsável pelo equipamento nem teve tempo de impedir, segundo informações do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto.
O ataque não só encerrou um dia de fiscalização como deve provocar a troca do aparelho, mas a previsão oficial é que até esta quinta o controle seja retomado. O equipamento é cedido por uma empresa terceirizada e deve ser reposto pela contratada.
O radar ficava em uma avenida ao lado do córrego. O ataque foi premeditado. vândalo passou correndo, pegou o equipamento, atirou e fugiu.
Antes deste ataque, o funcionário que cuida do radar já havia relatado um caso de ameaça e retirou o aparelho antes que houvesse depredação. Além do sistema móvel, a cidade já implantou outros quatro radares fixos.
A Prefeitura de Catanduva divulgou nota em que “lamenta o ato de vandalismo e desrespeito” e que “não possui informações referente ao valor do equipamento, uma vez que o mesmo é alugado”.
Os radares são utilizados na cidade desde marçõ deste ano e segundo informações da prefeitura foram adotados depois de Catanduva aparecer entre as cidades com maior volume de acidentes com mortes no Estado. O site da prefeitura chega a divulgar programação semanal de instalação do radar móvel.