Nacional

Diocese atualiza Plano de Pastoral para ampliar atuação entre fiéis

encontro reúne padres e líderes de pastorais para discutir plano – Divulgação
encontro reúne padres e líderes de pastorais para discutir plano – Divulgação

A Diocese de Marília deve apresentar nos próximos dias o detalhe do PDP (Plano Diocesano de Pastoral) com um conjunto de diretrizes para aumentar o envolvimento com as comunidades em que cada paróquia atua.

Na prática, serão orientações para ir às ruas e levar os projetos da Igreja ao encontro de fiéis e potenciais beneficiados pelos programas das paróquias. As propostas devem seguir cinco bases de atuação, com iniciativas como motiva que as paróquias estimulem a formação de uma equipe permanente da Campanha da Fraternidade. 

As diretrizes serão traçadas a partir de sugestões obtidas em diferentes debates localizados e um grande encontro de padres e agentes de pastorais realizado no último domingo em Tupã.

As propostas estarão divididas entre os projetos “Igreja em estado permanente de missão”, “Igreja: casa de iniciação à vida cristã”, “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral”,” Igreja: comunidade de comunidades” e “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

“Esta oportunidade é o primeiro passo da caminhada pastoral de 2016”, disse o bispo diocesano, Dom Luiz Cipolini, no encontro. Será a segunda edição do Plano, uma atualização do primeiro com as necessidades e novas situações identificadas na atuação de cada pastoral.

Então o objetivo desta atualização do PDP, como o próprio bispo diocesano nos motiva é buscar proclamar o Evangelho saindo ao encontro das pessoas por meio destas cinco urgências do PDP. O desafio agora é atualizá-las para que o trabalho pastoral da Diocese seja cada vez mais eficaz.

Foi a 33ª edição do Encontro anual de agentes e assessores de pastoral da Diocese de Marília e envolveu aproximadamente 150 pessoas. “Nestes 64 anos de criação da Diocese de Marília, estamos no 33º Encontro anual de agentes e assessores de pastoral. Esta oportunidade é o primeiro passo da caminhada de 2016”, disse o bispo durante a homilia.

Os participantes também acompanharam apresentações sobre o primeiro plano, com palestras do padre José Ferreira Domingos, da paróquia São José de Panorama (SP), e do coordenador do Conselho de Pastoral da paróquia São Miguel Arcanjo, de Marília (SP), Sandro José Fonseca Manzano.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, padre Ademilson Luiz Ferreira, a atualização deve ser feita  “à luz das diretrizes da ação evangelizadora da CNBB e da Igreja universal”.

“Lideranças se reuniram para o planejamento anual do nosso trabalho pastoral. Chegamos a uma conclusão muito importante para a vida cristã: viver o Evangelho indo ao encontro das pessoas que mais precisam”, disse o bispo diocesano.