A doação dos órgãos do estudante M.S.B., 17, falecido nesta segunda-feira em Marília, deve beneficiar até cinco pacientes e suas famílias, todos com graves problemas de saúde. A família do estudante autorização a doação do coração, fígado, os rins e córneas.
M.S.B. faleceu em virtude de ferimentos após um acidente de carro na noite da sexta-feira. Ele era passageiro em um Mitsubishi Lancer que capotou no km 440 da rodovia SP_294 em Vera Cruz. Foi o caso mais grave no acidente.
O velório deveria ter sido iniciado na madrugada desta terça, mas até a manhã de hoje o corpo não havia sido liberado pelo Hospital de Clínicas. Não há previsão de início do velório ou horário do sepultamento.
A retirada dos órgãos foi realizada nesta madrugada, logo após a confirmação da morte do estudante. Não há informações sobre endereços, idades ou identificação dos beneficiados.
A medida da família ganhou apoio em mensagens e redes sociais. Leitores com diferentes perfis elogiaram a disposição para, em um momento de tanta dor como a perde de uma filho, adotar uma atitude que faz tanta diferença na vida de outras pessoas.
O sistema de transplantes funciona com uma central de distribuição que escolhe os receptores por diferentes informações técnicas como compatibilidade e perfil físico. Órgãos em duplicidade, como rins, beneficiam dois pacientes na fila da espera.