Nacional

Dobradinha de empresários vence em Garça e eleito quer atrair empresas

João Carlos Santos e Flávio Peres, eleitos em Garça – Reprodução
João Carlos Santos e Flávio Peres, eleitos em Garça – Reprodução

O empresário João Carlos dos Santos (DEM), 45 anos, foi reeleito prefeito em Garça (30km de Marília) com 11.022 votos, que representam 49,23% dos validos, e disse nesta segunda ao Giro Marília que pretende completar projetos de atração de empresas e abastecimento de água, entre outras medidas.

Casado com Cláudia Maria, pai de quatro filhos – um homem e três mulheres, e vô com quatro netos, João Carlos estreou na política em 2016 depois de uma carreira de sucesso no setor de bebidas. 

Esse perfil empresarial foi reforçado pela chapa com Flávio Peres, da empresa PPA e diretor do Ciesp na região, que estreia na vida pública.

“Acho que resultado foi muito relacionado ao trabalho, fizemos os enfrentamentos necessários, a população entendeu nosso empenho e nossa atitude. Acho que valeu mais nosso comportamento”, disse.

O vice vai atuar no gabinete, primeiro conhecendo toda a máquina administrativa e depois em parceria nos projetos de atração de investimentos. Há quatro propostas neste sentido em que os destaques são o fortalecimento como cidade de interesse turístico e a instalação de um novo distrito industrial.

“Também temos preocupação com capacitação e aperfeiçoamento profissional, previsão de instalação escola do Senai no começo do ano, fortalecer Fatec e Etec e capacitar pessoas”, disse.

João Carlos diz que o primeiro mandato enfrentou problemas com a estrutura da cidade e a máquina administrativa. “Defasada, sucateada, passivo imenso oculto em infraestrutura, esgoto, água, que no futuro vai ser cobrado.”

Neste ano, além da epidemia, a cidade enfrentou dificuldades com a estiagem e crise no abastecimento de água. “Nossa água é toda de superfície, com investimentos antigos, pouco foi feito em aumento de captação. O último grande investimento vai fazer 37 anos. A prefeitura projeto perfuração de quatro poços profundos e criação de dois sistemas de abastecimento .

João Carlos dos Santos disse ainda ter projetos para tornar o hospital da cidade referência em alta complexidade. Encontrou o serviço em crise, que provocou intervenção municipal.

“Quase paralisado, as pessoas perderam a confiança. Hoje temos dez leitos de UTI já credenciados. Vamos colocar em alinhamento mais adequado. Tem uma estrutura muito boa mas que ficou abandonada.

O prefeito prevê ainda avançar o projeto de consórcio para destinação do lixo, que envolve oito cidades na região, e concluir a reorganização do serviço de alimentação escolar.

“Temos 34 cozinhas do município, incluindo estado e Etec. Começamos a reorganizar processos desde 2018, estamos ampliando a cozinha piloto, com novo galpão e estrutura”, disse.