O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira um investimento de R$ 7,5 bilhões para a expansão da fábrica de celulose do grupo internacional Bracell, em Lençóis Paulista, na formação do Polo de Desenvolvimento de Papel, Celulose e Reflorestamento, em Bauru.
Com a expansão, a produção atual da Bracell passará de 250 mil toneladas/ano para 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas/ano até 2021, com impacto direto em 50 municípios. O Projeto Star empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico de implantação.
Após a conclusão do projeto, a Bracell será a líder mundial na produção de celulose solúvel, e empregará mais 2.100 novos trabalhadores diretos de forma permanente na fábrica e na silvicultura.
O polo engloba as regiões administrativas de Marília: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e 171 municípios.
A Bracell é uma das maiores produtoras mundiais de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo.
A Bracell tem sede de administração em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Segundo o governador João Dòria, o projeto é resultado de encontro com o diretor mundial da Bracell, Anderson Tanoto, durante encontro em Davos.
Segundo nota do governo, O Brasil é o 2º maior produtor mundial de celulose e está entre os top dez produtores de papel do mundo. O objetivo do polo de desenvolvimento é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda.