Doria anunciou em coletiva nesta segunda-feira (13) que o nível de isolamento social no estado de São Paulo registrou alta e atingiu 59% no último domingo de Páscoa. Segundo o governador, o ideal é que o número atinja 70% para conter a disseminação do novo coronavírus e não comprometer o sistema de saúde.
Veja mais: Rodovias federais no Rio de Janeiro registram menos acidentes no feriado
“Agora temos o desafio de ultrapassar a barreira dos 60%, e eu tenho certeza de que todos nós, conscientemente, poderemos alcançar este resultado. Se cada um ajudar e contribuir permanecendo em casa nós chegaremos próximos ao nível ideal recomendado pela ciência e pela medicina e, com isso, vamos reduzir potenciais pessoas infectadas e pessoas que poderiam ir à óbito”, afirmou o governador.
O estado de São Paulo tem monitorado este índice pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), viabilizado através de parceria com operadoras de celular. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Veja também: Para auxiliar na pandemia, São Paulo abre 1.185 vagas para a área da saúde
O Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip , também mostrou contentamento com o índice durante o feriado. “As medidas estão sendo eficazes, mas precisamos de mais. Tenho certeza que rapidamente vamos chegar aos 70% de isolamento”, afirmou. “Continuamos lutando contra uma doença muito grave que terá seu pico nas próximas semanas. Todo cuidado é pouco.”
Índice de isolamento de alguns municípios de SP durante o feriado:
- São bernardo do campo 60%
- São josé dos campos 61%
- Osasco 62%
- Guarulhos 63%
- Mogi das Cruzes 64%