Nacional

Drogas na roupa, celular em doce; visitas levam ilícitos a presos

Drogas na roupa, celular em doce; visitas levam ilícitos a presos

Balanço das vistorias realizadas pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) mostra que agentes de segurança penitenciária flagraram novos casos de drogas em roupas e entre as situações inusitadas encontraram um celular em uma lata de doce em presídios paulistas.

“Mesmo com a ampla divulgação na mídia das crescentes apreensões em todo estado de São Paulo, elas (as visitas) seguem se arriscando para entrar com drogas e outros materiais ilícitas”, diz comunicado divulgado com o balanço.

A polícia militar foi acionada em todas as ocorrências e as unidades prisionais paralelamente tomaram medidas administrativa como suspensão das visitantes do rol e abertura de procedimento para apurar o envolvimento dos presos que receberiam os ilícitos.

Confira os casos divulgados

Penitenciária de Cerqueira César

No sábado, 13, às 11h20, Agentes de Segurança Penitenciária, revistavam pertences de mulher que visitaria o irmão, quando encontraram um celular em um pote de doce de leite.

O aparelho, com formato de relógio, estava envolto em fita isolante, carbono e sabão em pó, que escondiam também uma além de bateria e chip.

A visitante foi conduzida ao diretor de plantão, que colheu seu depoimento e posteriormente a encaminhou para a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis. O sentenciado, suposto receptor do aparelho, foi isolado preventivamente para a apuração dos fatos.

Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis

Também no sábado 13, às 08h30, durante revista através do “Body Scanner”, agentes encontraram plástico com cocaína preso ao cós de uma calça usada pela visitante. O sentenciado, que cumpria pena no semiaberto, deve ser encaminhado para regime fechado.

Centro de Detenção Provisória “Asp Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto

No domingo 14, às 9h, foi detectada uma imagem suspeita na região do tórax, na altura do sutiã de uma mulher que visitaria o irmão. A mulher levava maconha no bojo do sutiã

Penitenciária de Ribeirão Preto

Também no dia 14, a Penitenciária de Ribeirão Preto registrou ocorrências com visitantes logo no início dos procedimentos para entrada de visitantes. O relógio marcava 7h20, quando a mulher de um sentenciado foi flagrada com maconha presa ao top.