Nacional

Enquanto isso.... - Alvinlândia já tem tratamento de esgoto

Enquanto isso.... - Alvinlândia já tem tratamento de esgoto

Enquanto Marília patina na conclusão das obras do tratamento de esgoto, Alvinlândia inaugurou estação e novo sistema com 100% de esgoto tratado. A obra, que contou com recursos do governo do Estado, envolve volume muito menor que o projeto em Marília: vai atender 2,5 mil moradores por 20 anos.

O novo sistema compreende a construção da estação de tratamento de esgoto com capacidade para 5,4 litros por segundo, além da implantação de mais de 5,1 km de tubulações (redes coletoras e emissários) e 23 mil ligações domiciliares. Foram investidos R$ 2 milhões na obra. O projeto de Marília envolve investimentos iniciais de R$ 106 milhões.

As obras tiveram início em abril de 2013 e, após a conclusão, o sistema entrou em pré-operação em fevereiro de 2015 – medida adotada para acompanhamento e ajustes do sistema, antes do pleno funcionamento.

A estação garante melhorias à saúde pública, pois evita a contaminação e a transmissão de doenças, além de contribuir para despoluição do Rio São João e Ribeirão Água do Jaú – conhecido na cidade como Ribeirão Jauzinho. Ambos são afluentes diretos do Rio Paranapanema.

A Sabesp já construiu 71 estações de tratamento de esgotos nos municípios atendidos pela companhia no interior paulista, no período de 2011-2015. Outros 28 estão em construção.